O insight utilizado da nova campanha da Pepsi é sensacional. O primeiro ponto centralizado da campanha é confirmar que a marca Pepsi está posicionada em segundo lugar na preferência dos consumidores. É obvia a concorrência com a Coca-cola (e a vitória da mesma). Abaixo um quadro com os maiores mercados da marca (incluindo o Brasil):
Seguindo essa postura de vice-líder e utilizando isso a seu favor a nova campanha da Pepsi foi pescada de um comentário que todos estão acostumados. Geralmente quando estamos em um restaurante e vamos pedir um refrigerante a primeira opção (na maioria dos consumidores) é pedir uma Coca. Esse pedido ao garçom ou atendente, dependendo de seu ponto de venda às vezes é seguido de um “não temos coca-cola, só trabalhamos com Pepsi, pode ser?”. E foi esse o insight do novo comercial da Pepsi “Pode ser?” que tem o intuito de afirmar: não temos o que você inicialmente procura, mas temos o que vai te satisfazer de maneira completa e de uma forma que você nunca imaginou.
Seguindo essa postura de vice-líder e utilizando isso a seu favor a nova campanha da Pepsi foi pescada de um comentário que todos estão acostumados. Geralmente quando estamos em um restaurante e vamos pedir um refrigerante a primeira opção (na maioria dos consumidores) é pedir uma Coca. Esse pedido ao garçom ou atendente, dependendo de seu ponto de venda às vezes é seguido de um “não temos coca-cola, só trabalhamos com Pepsi, pode ser?”. E foi esse o insight do novo comercial da Pepsi “Pode ser?” que tem o intuito de afirmar: não temos o que você inicialmente procura, mas temos o que vai te satisfazer de maneira completa e de uma forma que você nunca imaginou.O fato é que a Coca-cola já está no inconsciente coletivo. Desde músicas (Eu tomo uma Coca-cola, ela pensa em casamento... – Caetano Veloso), Natal (o Papai Noel vestido de vermelho é produto da Coca-cola sendo popularizado desde 1927), grife de roupas, acessórios e calçados, uma identidade visual que está intacta desde o seu início (a logo da Coca-cola, diferente da Pepsi, nunca foi alterada) e principalmente no pedido ao garçom. Por isso a sacada da Pepsi foi perfeita, respeitando a posição de líder da Coca-cola e sugerindo uma nova opção para o vasto inconsciente coletivo. Pode ser?
Oi Rubens! Amei o blog e a ideia!
ResponderExcluirE adoro essa sacada da Pepsi! Acho uma ótima oportunidade de popularizar e se valer de um termo que todo mundo usa!
Inté!