quarta-feira, 30 de março de 2011

Garotas Bombril

A Bombril que por anos esteve associada ao garoto propaganda Carlos Moreno, parece ter o aposentado, pelo menos temporariamente. Agora aparecem na famosa bancada as humoristas Dani Calabresa (da MTV), Marisa Orth e Monica Iozzi (do CQC). Com a campanha “Bombril, os produtos que evoluíram com as mulheres” as protagonistas expõe opiniões sobre os homens no AME (Associação das Mulheres Evoluídas), associação criada especialmente para a campanha. Sempre com muito humor a nova bancada propõe praticamente um adestramento aos homens mal acostumados e machistas. Um dos comerciais apresenta um controle remoto que controla todas as ações dos homens com opções de lavar louça, beijar a sogra, entre outros.
A campanha tem tudo para ser um sucesso. Dani Calabresa é uma das melhores humoristas da nova geração, mas por estar na MTV, acaba tendo sua carreira restrita ao público segmentado da emissora, e a campanha é uma plataforma forte para apresentá-la ao grande público, assim como Monica Iozzi do CQC. Além dos comerciais a campanha através do site propõe interatividade ao disponibilizar vídeos em que podem ser inseridos rostos (a sugestão é utilizar fotos dos maridos) com opções de compartilhamento em redes sociais
.


segunda-feira, 21 de março de 2011

As incríveis mulheres da Arezzo

A parceria entre Arezzo e o diretor Giovanni Bianco rendeu belas campanhas, na maioria das vezes com estrelas globais no auge da carreira, Mariana Ximenes, Taís Araújo, Claudia Raia, Patrícia Pillar, Cleo Pires e Juliana Paes (em clima lesbian chic), entre outras. Mas em três campanhas a marca inovou e mostrou um trabalho conceitual com mulheres diferentes e incríveis.

A atual traz a madura atriz Gloria Pires lendo textos do pensador alemão Goethe e sendo filmada e fotografada em preto e branco. É inquestionável a qualidade de Glória Pires como atriz ao ler os textos, e é essa qualidade que a campanha prima passando pela trilha e pela bela direção de arte. A próxima campanha vai trazer a atriz com sua filha Antonia, tendo como pano de fundo o dia das mães.

Outra incrível foi a que trouxe Marisa Orth, Regina Casé, Andrea Beltrão, Fernanda Torres, Katiuscia Canoro e Maria Paula com o tema “Mulheres do Riso”. Infelizmente para a campanha rolou apenas um ensaio fotográfico, mas a idéia foi sensacional, assim como o resultado final.

E por último a que uniu visual e música (com vozes incríveis!). A campanha outono 2010 trouxe as cantoras Ana Cañas, Mariana Aydar, Roberta Sá e Maria Gadu interpretando a canção “Totalmente Demais”. O comercial é a cara de Giovanni Bianco que já está acostumado a trabalhar com cantoras (Marisa Monte e Madonna são algumas que estão no currículo do diretor de arte) trazendo sempre inovações e bom gosto.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Campanhas Triton

Na década de 90 houve grandes comerciais da marca Triton. Em uma famosa campanha modelos e figurantes simulavam um choro embalados por um ritmo de reggae, mostrando como eram infelizes com as roupas que tinham. Para finalizar dois modelos sorriam satisfeitos por usar Triton. A campanha foi um sucesso, popularizando a música (que chegou a tocar em rádios!) e a marca de forma impressionante. O vídeo abaixo não está com a imagem 100%, mas dá para ter uma noção de como foi a campanha.



Em seguida a marca apresentou uma nova campanha com o objetivo de popularizar a marca. O comercial era embalado pela canção “De quem é esse jegue” de Genival Lacerda. Uma tentativa de explorar a brasilidade apresentando a marca de forma acessível para todo o Brasil.



Atualmente as campanhas da marca, assim como outras grifes, se restringem ao mercado editorial, web, além de participações no São Paulo Fashion Week e campanhas com participações de celebridades internacionais como Paris Hilton e Ashton Kutcher. Na campanha de 2010, a marca produziu um vídeo (que não chegou a ser veiculado em emissoras de TV) dirigido pelo badalado fotografo de moda Tony Kelly, com participação do modelo Evandro Soldati que tinha acabado de gravar o clipe “Alejandro” de Lady Gaga. O vídeo mostra como a marca se posiciona atualmente no mercado, convidando profissionais badalados e astros internacionais em suas campanhas.


quinta-feira, 3 de março de 2011

Pode ser?

O insight utilizado da nova campanha da Pepsi é sensacional. O primeiro ponto centralizado da campanha é confirmar que a marca Pepsi está posicionada em segundo lugar na preferência dos consumidores. É obvia a concorrência com a Coca-cola (e a vitória da mesma). Abaixo um quadro com os maiores mercados da marca (incluindo o Brasil):

Seguindo essa postura de vice-líder e utilizando isso a seu favor a nova campanha da Pepsi foi pescada de um comentário que todos estão acostumados. Geralmente quando estamos em um restaurante e vamos pedir um refrigerante a primeira opção (na maioria dos consumidores) é pedir uma Coca. Esse pedido ao garçom ou atendente, dependendo de seu ponto de venda às vezes é seguido de um “não temos coca-cola, só trabalhamos com Pepsi, pode ser?”. E foi esse o insight do novo comercial da Pepsi “Pode ser?” que tem o intuito de afirmar: não temos o que você inicialmente procura, mas temos o que vai te satisfazer de maneira completa e de uma forma que você nunca imaginou.

O fato é que a Coca-cola já está no inconsciente coletivo. Desde músicas (Eu tomo uma Coca-cola, ela pensa em casamento... – Caetano Veloso), Natal (o Papai Noel vestido de vermelho é produto da Coca-cola sendo popularizado desde 1927), grife de roupas, acessórios e calçados, uma identidade visual que está intacta desde o seu início (a logo da Coca-cola, diferente da Pepsi, nunca foi alterada) e principalmente no pedido ao garçom. Por isso a sacada da Pepsi foi perfeita, respeitando a posição de líder da Coca-cola e sugerindo uma nova opção para o vasto inconsciente coletivo. Pode ser?